Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Militância e “bipolaridade”

manicômio nunca mais!

Por: Roque JR

Conheci o autor do livro que ora prefacio, Roque Júnior, nas reuniões mensais da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - RENILA, onde representa o Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

Logo, fui conquistada pelo forte sotaque, pela seriedade com que tratava dos assuntos em pauta, mas, em especial, pelo firme compromisso com o qual assumia suas funções.

Aos poucos, fui tomando conhecimento de que tamanha determinação era também perceptível na quantidade de escritos e publicações que Roque produzia. Em sua imensa maioria, os temas “bipolaridade” e “Luta Antimanicomial” eram a constante em seus mais de 50 livros.

Trazer à tona o próprio sofrimento, denominado pelo autor em uma de suas publicações como “meus relatos bipolares”, transformou-se numa missão. Como diz Roque: “Se eu imaginasse poder auxiliar, ao menos pela Literatura, tantas pessoas, teria me dedicado mais para publicar ainda na década passada minhas obras”.

O livro Militância e “bipolaridade” – Manicômio Nunca Mais! traz consigo, logo em suas primeiras páginas, duas pérolas das invencionices de Roque: (1) Palavras Tachadas “[...]utilizar algumas palavras que não acho aceitáveis tachadas. Isso mostra que discordo de seus usos, mas acho importante que sejam mantidas impressas porque sinônimos perderiam o sentido inicial”; e (2) Estar “bipoliterário” “[...]o “bipoliterário é a pessoa que possui o problema com a “bipolaridade” e consegue aproveitar a situação para dar voz à sua Literatura”.

Prenúncio da criação exuberante que virá! Deixo ao leitor o convite para continuar virando as páginas do livro e ir desvendando mais uma etapa de tão profícua produção.

Não poderia deixar de fazer menção à naturalidade e firmeza com que descreve seus relatos de vida, condições que se mesclam, dando consistência e confundindo-se com a outra ponta, o outro polo: a militância, a luta antimanicomial. Parte da história “mentaleira” gaúcha e brasileira é contada na primeira pessoa e faz interface com suas internações psiquiátricas, anunciadas, com a gravidade e o tom necessários.

Trilhar a leitura desse livro garante-nos o alento necessário de poder testemunhar a entrega e a disponibilidade de Roque, pronto a consolidar uma luta em prol de si e de muitos outros, rumo à conquista de cidadania e liberdade. Por uma sociedade sem manicômios!

por Miriam Nadim Abou-Yd

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 43,25

Ebook (PDF)
R$ 31,64

Características

Número de páginas: 104
Edição: 1(2021)
Formato: Pocket 105x148
ISBN: 9786500337860
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura s/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.