Agbook

Mito e Guerra na História Langobardorum

História & Literatura Germano-Escandinava, Vol. 1

Por: Jardel Modenesi Fiorio

Os lombardos são pouco estudados pelos acadêmicos brasileiros, o que motivou Jardel a aceitar o desafio e a exclusividade do assunto. No entanto, ao mesmo tempo, essa exclusividade tornou-se um problema, pois a escassa bibliografia em português obrigou o autor a procurar, graças às funcionalidades da Internet, leituras em outros idiomas e fontes primárias digitalizadas. Dessa maneira, ele mergulhou na Historia Langobardorum, um documento do século VIII, escrito por Paulo Diácono (c. 720-800 d. C.), que relata a história dos lombardos.

Ao fazer isso, Jardel se deparou com alguns relatos de caráter mitológico, principalmente de motivações guerreiras. Eles e outros fatos narrados são provenientes dos contos de tradição oral, passados de geração em geração, e fontes escritas, por exemplo, a Historia Francorum, de Gregório de Tours (c. 538–594). Certamente, Paulo Diácono absorveu tais relatos, que estavam no imaginário dos lombardos, e colocou-os em sua história.

Para a realização da pesquisa, o autor utilizou algumas outras fontes germânicas: o Edictus Rothari; a Gesta danorum, de Saxo Gramático; a Historia Gothorum, de Jordanes; a Canção dos Nibelungos, entre outras. Além disso, uma fonte iconográfica, mais especificamente um objeto de metal que pertenceu a um rei lombardo.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 32,93

Tema: Literatura Estrangeira, Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia Palavras-chave: alta, arqueologia, arte, história, idade, literatura, media, medieval

Características

Número de páginas: 90
Edição: 1(2011)
Formato: A5 148x210
ISBN: 978-85-61857-03-5
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (3 comentários)
17/02, 05:44 h
Addidocyday
http://www.lv-designer-handbags.net/ Louis Vuitton Speedy
06/09, 11:10 h
Glenio Puziol Giuberti
Ótima fonte de pesquisa para aprofundamento no assunto. Recomendo.
06/09, 01:27 h
Lucas Pandolfi
Lí e recomendo. Modenesi domina a historia como poucos!

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

Fale com o autor

*Seu nome

*Seu email

*Mensagem


SEGURANÇA

Selo_norton

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.