Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

×Esse usuário não possui página biográfica.

Litígios climáticos e o direito fundamental ao clima estável

Esta página foi vista 70 vezes desde 05/05/2023

Por: Fernanda Stragliotto Bonotto

Na Era das Mudanças Climáticas, o direito ao ambiente sadio preconizado pelo artigo 225 da Constituição Federal somente pode ser alcançado se inserido em um contexto de estabilidade climática suficiente à manutenção da saúde ambiental. O direito fundamental ao ambiente sadio impreterivelmente inclui, em seu núcleo, um meio ambiente com estabilidade climática, dando razão ao reconhecimento de um direito fundamental à integridade do sistema climático, ou direito fundamental a um clima estável e seguro, como vem defendendo a doutrina. Depreende-se, igualmente, um “direito-garantia fundamental ao mínimo existencial ecológico”, a irradiar direitos e deveres, inclusive de caráter procedimental. Nesse aspecto, ganham relevo os mecanismos judiciais de controle social de políticas públicas e condutas de particulares, merecendo atenção especial da doutrina a expansão dos litígios climáticos. Procura-se analisar o fenômeno da litigância climática observado em âmbito global, traçando conceitos e características a ele relacionados. Observam-se as distinções gerais entre litígios estabelecidos ao redor do globo, bem como a função estratégica de determinados casos climáticos. Busca-se, adicionalmente, examinar as diferentes formas de manifestação dos litígios climáticos e analisar brevemente as oportunidades e obstáculos relacionados a essas demandas no Brasil. Ao final, examina-se o precedente judicial Neubauer v. Governo da Alemanha, julgado pelo Tribunal Constitucional Alemão, que permite visualizar o estado da arte dos litígios climáticos promovidos em um dos países mais avançados em termos de preocupação climática institucional.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 38,71

Tema: Direito, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: alemanha., ao, clima, climática., direito, direitos, estável., fundamentais, fundamental, litigância, mudança, neubauer, procedimentais., v.

Características

Número de páginas: 108
Edição: 1(2023)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786586507676
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.