Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Licença compulsória na indústria farmacêutica

Esta página foi vista 160 vezes desde 16/05/2023

o instrumento de efetivação do acesso aos medicamentos e ao direito fundamental à saúde

Por: Maria Olímpia Boina de Abreu

A obra analisa o Código de Propriedade Industrial, no que toca a concessão de patentes aos inventos na indústria farmacêutica, observando, especificamente, as hipóteses de licenciamento compulsório no cenário brasileiro atual referente às políticas públicas na área da saúde. A partir da perspectiva do direito público e empresarial, o estudo se aprofundará na matéria que cerca o instituto das patentes, analisando seus aspectos sociais e econômicos, bem como se debruçará sob o instrumento da licença compulsória, com a reflexão sobre o uso do licenciamento como mecanismo de efetivação do acesso aos medicamentos e acesso à saúde. Para tanto, o estudo se desenvolverá através de uma estruturação história, com abordagem de temas como a história da propriedade, sobretudo a propriedade industrial no bojo da indústria farmacêutica e análise da legislação brasileira, além de discorrer sobre a importância das patentes no desenvolvimento econômico e tecnológicos do país, sem deixar de mencionar os possíveis abusos trazidos pelo instituto, quando não atinge a sua função social. Esse trajeto revela-se necessário para construção da fundamentação e indispensável para estabelecer algumas premissas iniciais e essenciais à construção do raciocínio objetivado. Em seguida, será proposta uma análise da relevância das patentes para o desenvolvimento pátrio, seguida da possibilidade de revisão e alargamento das hipóteses de licenciamento compulsório como um mecanismo de satisfação das políticas públicas, com o estudo de caso da única licença em solo nacional, concedida ao medicamento Efavirenz, abordando-se o sucesso alcançado na subsistência do programa de saúde pública. Assim sendo, foram utilizadas fontes bibliográficas e artigos científicos já publicados, bem como fontes legislativas, com embasamento no método dialético de pesquisa, a fim de suprimir as divergências e contrastes inerentes ao tema. Finalmente, na conclusão, será proposta uma análise das patentes com vistas ao equilíbrio entre o incentivo às inovações tecnológicas e ao fator gerador de entraves à saúde pública, de maneira que a concessão compulsória represente um instrumento de efetivação do acesso à saúde e aos medicamentos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 37,10

Tema: Direito, Ciências Biológicas Palavras-chave: acesso, compulsória, licença, medicamentos, patentes, saúde., à

Características

Número de páginas: 71
Edição: 1(2023)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786586507799
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.