Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AOS PACIENTES SUBMETIDOS A QUIMIOTERAPIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Esta página foi vista 110 vezes desde 17/06/2023

Por: Adriana Ferreira da Silva, Deyse Borges, Manoela Rodrigues, Patrícia Garcia Guilardi e Tiani Godinho da Silva

O presente estudo teve como objetivo buscar as evidências na literatura sobre a temática da assistência de enfermagem aos pacientes submetidos a quimioterapia nos últimos cinco anos, publicadas nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e da Base de Dados em Enfermagem (BDenf), a fim de identificar os conhecimentos sobre esta abordagem, bem como verificar as principais conclusões das evidências estudadas. Foram analisados, de janeiro de 2005 a julho de 2010, 37 artigos científicos em língua portuguesa que estavam de acordo com a seleção proposta, disponíveis em formato de artigo, de acesso livre e que abordassem a temática da assistência de enfermagem aos pacientes submetidos à quimioterapia, envolvendo indivíduos adultos e de diferentes patologias. A organização do trabalho se deu a partir dos descritores “protocolos de enfermagem oncológica”, “quimioterapia antineoplásica” e “cuidados de enfermagem aos pacientes oncológicos”, os quais serviram para a localização do material bibliográfico. Após a localização e posterior seleção do material a ser analisado, dividiram-se os artigos por categorias, a fim de dar maior visibilidade aos resultados, sendo elas “Quimioterapia e seus efeitos colaterais”; “Paciente frente ao tratamento quimioterápico” e “Enfermagem e o paciente oncológico”. A categoria “Quimioterapia e seus efeitos colaterais” foi a mais relevante, representando 54% dos artigos analisados, seguida pela categoria “Paciente frente ao tratamento quimioterápico” que representou 30% do material analisado e por fim com 16% a categoria “Enfermagem e o paciente oncológico”. Concluiu-se com este estudo que a quimioterapia antineoplásica é causadora de inúmeros efeitos adversos e a enfermagem desempenha papel decisivo junto ao paciente, atuando de forma ampla na prestação de um cuidado humano/técnico-científico, podendo influenciar diretamente na prevenção e tratamento dos efeitos colaterais e com isso contribuir na aderência ao tratamento. Evidenciou-se a necessidade da constante busca por conhecimento e formas eficazes de educação junto ao paciente auxiliando no enfrentamento deste período.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Ciências Aplicadas, Avançado, Ciências Exatas, Ciência Palavras-chave: enfermagem, oncologia, quimioterapia

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.