Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

CUIDADOS PALIATIVOS EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: EXPERIÊNCIAS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Esta página foi vista 127 vezes desde 11/07/2023

Por: Adriana Ferreira da Silva, Deyse Borges, Helena Becker Issi, Manoela Rodrigues e Patricia Garcia Guilardi

A morte da criança gera nas pessoas uma dor imensurável, simbolizando um corte com o que seria natural às fases do desenvolvimento do ser humano. Em se tratando do câncer, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (BRASIL, 2009), o câncer infantil é a segunda causa de morte nos indivíduos abaixo dos 19 anos, perdendo apenas para as causa externas. No entanto, desde os anos 60 a medicina fez grandes avanços no tratamento dos cânceres infantis, aumentando assim sua sobrevida. Contudo, aproximadamente 30 % das crianças portadoras de neoplasia não obterão a cura de sua enfermidade e receberão o tratamento intitulado paliativo até a sua terminalidade. Normalmente, o óbito da criança acometida por algum tipo de câncer ocorre no ambiente hospitalar no qual a equipe de enfermagem está na linha de frente desse cuidado. A partir disso, este estudo tem como objetivo conhecer as experiências da equipe de enfermagem frente à criança em cuidados paliativos na Unidade de Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa seguindo a linha temática da análise de conteúdo. Os participantes constituíram-se de dois técnicos de enfermagem e um enfermeiro de cada um dos cinco turnos de trabalho, totalizando 15 sujeitos que foram escolhidos por sorteio, sendo o critério de inclusão terem mais de um ano de experiência em oncologia pediátrica e já terem prestado cuidados sob a ótica paliativa. Esta pesquisa foi aprovada pela Comissão de Pesquisa da Escola de enfermagem da Universidade Federal do rio Grande do Sul, bem como pelo Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação pelo Hospital de clínicas de Porto Alegre. O estudo permitiu alcançar a compreensão que a experiência dos profissionais de enfermagem está centrada no cuidado para além da cura, explicitando uma genuína valorização da vida do ser criança em cuidados paliativos e de sua família. Possibilitou identificar os dilemas do cotidiano do cuidado, focalizando a extrema responsabilidade na prestação de um cuidado digno e competente, pautado na compaixão e atenção plena.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 32,66

Tema: Medicina Clínica, Educação E Treinamento, Medicina, Educação Palavras-chave: cuidados, enfermagem, paliativos

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.