Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Retórica erística, tributação e direitos fundamentais

Esta página foi vista 169 vezes desde 05/09/2023

a construção do relato vencedor na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal em Direito Tributário

Por: Larissa Takla de Biase Nogueira

A obra aborda a utilização de vias erísticas na fundamentação de decisões judiciais em matéria tributária pelo Supremo Tribunal Federal. A autora propõe, como ponto de partida, o estudo do sistema constitucional tributário como um sistema comunicacional em que a linguagem é essencial para a construção das normas jurídicas e do discurso judicial. A partir dessa perspectiva, duas hipóteses são enfrentadas: na primeira, em uma abordagem retórica do direito, conjugando-se com os escritos de Schopenhauer e outros autores, entende-se a erística como parte da retórica estratégica, indissociável da argumentação humana e consequentemente das decisões judiciais, sem que a ela se deva atribuir qualquer carga axiológica a priori; na segunda, criticam-se as posições de alguns retóricos que entendem a erística como “má retórica”, bem como as orientações ontológicas que defendem a ligação entre direito e moral e a possibilidade de uma única resposta (constitucionalmente) correta, resultando na (in)compatibilidade das vias erísticas como meio de se chegar a ela. Para orientar o estudo, buscaram-se decisões paradigmáticas em direito tributário, exaradas do Supremo Tribunal Federal, para analisar, na fundamentação dessas, a adoção de vias erísticas pelos julgadores e a repercussão de tais estratagemas na concretização dos direitos e garantias fundamentais dos contribuintes-destinatários e na definição de políticas públicas.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 48,89

Ebook (PDF)
R$ 22,49

Tema: Tribunais, Constituição, Constitucional, Direito, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política Palavras-chave: -, 1., 2., 3., 4., brasil, brasil., direito, direitos, federal, fundamentais, jurisprudência, retórica, supremo, tribunal, tributário, –

Características

Número de páginas: 124
Edição: 1(2023)
Formato: 16x23 160x230
ISBN: 9786500793673
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 90g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.