Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

O Enem no cenário de políticas educacionais:

Esta página foi vista 89 vezes desde 10/10/2023

de sua emergência aos anos de 2020

Por: Carlos Eduardo da Silva Ferreira

A primeira versão do Enem surgiu no ano de 1998 tendo como objetivo, segundo Inep/MEC (BRASIL, 1999) – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação –, avaliar o aprendizado dos estudantes concluintes da Educação Básica, ou seja, há uma preocupação em diagnosticar a qualidade de ensino do país – questão político-econômica – por meio de uma verificação de conteúdo explícito direcionada aos estudantes. Entre 1998 e 2008 – durante suas edições – o exame apresentou questões aparentemente contextualizadas e interdisciplinares, ou seja, as perguntas não estavam separadas categórica e explicitamente por disciplinas. Estruturava-se o Enem por uma matriz de referências partindo de 5 competências que se operacionalizavam em 21 habilidades. Para cada habilidade havia 3 perguntas, razão pela qual o exame apresentava 63 itens, todos de múltipla escolha com 5 alternativas cada, sendo considerada apenas uma correta. Além das 63 questões de múltipla escolha, aos concluintes da Educação básica ou aos egressos do Ensino médio caberia redigir um texto dissertativo-argumentativo, em língua portuguesa, com base nos fragmentos propostos e vinculados a um determinado tema. Podemos verificar algumas grandes mudanças instituídas a partir de 2009: 1) aumento das questões, de 63 questões objetivas para 180 questões; 2) de um para dois dias de prova; 3) possibilidade de obtenção de diploma de conclusão do Ensino médio; 4) possibilidade de ingresso em cursos superiores tanto em universidades públicas quanto em privadas. Este livro aborda questões político-educacionais que estão na base da constituição deste exame ao longo dos anos de 1998-2020.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 66,56


Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.