Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

As provas obtidas por meios ilícitos no processo penal sob a perspectiva dos Tribunais Superiores

Esta página foi vista 71 vezes desde 31/10/2023

Por: Tainã Cirilo Carvalho Fallot

A vedação às provas ilicitamente obtidas é prevista na Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, LVII, no capítulo referente aos direitos e garantias fundamentais, sem haver sido prevista qualquer ressalva a tal proibição. Dessa forma, ocorrendo a hipótese de violação a norma substancial quando da colheita de uma prova esta será considerada ilícita. Diante dos relevantes interesses e valores que gravitam em torno do processo penal é que o tema da admissibilidade das provas ilícitas ganha destaque. As provas assumem enorme importância no processo penal devido aos bens por este tutelados. No presente trabalho, reúnem-se as posições doutrinárias e jurisprudenciais a respeito do tema, fazendo-se necessário um estudo comparativo entre os argumentos utilizados nos julgados a favor e contra a referida questão. Partindo-se do exame dos direitos fundamentais, do princípio da proporcionalidade e da teoria da provas, e de um estudo mais aprofundado das provas ilícitas em si e da possibilidade de relativizar a proibição constitucional, foi feito estudo dos precedentes jurisprudenciais sobre a possibilidade de aplicação da proporcionalidade para relativizar a norma constitucional. Observou-se, por último, que há uma tendência doutrinária pela admissão da mitigação da vedação constitucional, até mesmo, contudo excepcionalmente, quando a prova ilícita destinar-se a incriminar o réu. Já na jurisprudência, o Supremo Tribunal Federal ainda não firmou posicionamento uniforme.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 38,45

Tema: Direito, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: admissibilidade, da, ilícitas., princípio, proporcionalidade., provas

Características

Número de páginas: 102
Edição: 1(2023)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786550231408
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.