Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A Ordem Econômica na Constituição Federal de 1988

Esta página foi vista 87 vezes desde 10/11/2023

Lei de Responsabilidade das Estatais (Lei 13.303/16)

Por: Hugo Ferreira Câmara

A Constituição de 1988 adotou um modelo liberal incrementado por intervenções estatais. Além do Título VII “Da Ordem Econômica e Financeira”, há diversas disposições econômicas esparsas com caráter programático ao longo do texto constitucional, o que eleva nossa Constituição a categoria de econômica. O poder constituinte originário autorizou que o Estado atue no domínio econômico para regular e fiscalizar (artigo 174), para prestar serviços públicos (artigo 175) e para explorar atividade econômica em sentido estrito (artigo 173). Foi regulamentando esse último artigo que o Congresso Nacional editou a Lei 13.303/16 e, por expressa disposição em seu artigo 1º, estendeu essa regência às estatais prestadoras de serviço público (artigo 175). Após acurado estudo da doutrina especializada, é seguro afirmar que reger de forma idêntica as relações jurídicas advindas dos artigos 173 e 175 da Constituição Federal é extremamente prejudicial ao interesse público. Tendo em vista que estatais exploradoras de atividade econômica têm seu regime equiparado ao das empresas privadas (artigo 173, §1º, II), a Constituição Federal disciplina o serviço público em dispositivo diverso justamente para conferir regime jurídico administrativo às prestadoras de serviço público. Por afrontar a sistemática da Constituição, algumas disposições da Lei 13.303/16 são aplicáveis apenas às empresas que exercem atividade econômica, razão pela qual caberá ao intérprete, em cada situação, separar o que é e o que não é aplicável às empresas estatais prestadoras de serviços públicos.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 21,36

Tema: Direito Administrativo E Prática Regulatória, Constitucional, Direito, Ciência Política Palavras-chave: economia, estado, estatais, intervenção

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.