Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

A modulação dos efeitos temporais na invalidação de atos e contratos administrativos

Esta página foi vista 66 vezes desde 10/01/2024

Por: Joder Bessa e Silva

A principal forma de exteriorização das condutas da Administração Pública é pela edição de atos administrativos. Assim, revela-se de suma importância um estudo fecundo acerca deste vetusto instituto, de sorte a conhecer todas as suas características, requisitos de validade, bem ainda o ciclo de formação e a produção de seus efeitos na seara jurídica. Os atos administrativos, quando perfeitos, válidos e eficazes produzem normalmente seus efeitos até sua extinção, a qual se consuma quando exauridos os seus efeitos, pelo desaparecimento do sujeito ou do objeto, por sua retirada do mundo jurídico, e ainda por renúncia. Com efeito, a extinção pela retirada abrange a invalidação dos atos administrativos, a qual acontece quando este é editado em desconformidade com o regime jurídico administrativo. Em geral, a invalidação produz efeito retroativo à expedição do ato viciado (ex tunc) na medida em que são considerados nulos e de nenhum direito os efeitos produzidos. Todavia, existem casos excepcionais em que o ato administrativo deverá ser convalidado, ou ainda, em se tratando de ato com efeitos ampliativos, mantidos tais efeitos quando a Administração não proclamar sua invalidação no prazo de 05 anos. A doutrina já admite também a possibilidade de se manter alguns efeitos do ato ilegal, ou seja, casos em que a invalidação não terá efeito retroativo (ex nunc). O advento da Lei Federal nº 14.133/2021 inaugurou a possibilidade de atribuição de efeitos prospectivos para a declaração de nulidade de contratos administrativos. Sustenta-se, pois, a possibilidade de modulação temporal de efeitos pro futuro para os atos administrativos em geral, de modo que, mesmo nos casos em que sua invalidação mostrar-se inevitável, seja fixada uma data futura para a cessação de seus efeitos, tendo em vista os princípios da continuidade do serviço público, da segurança jurídica e da confiança legítima.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 36,02

Tema: Direito, Ciências Humanas E Sociais Palavras-chave: administrativos, atos, confiança, de, efeitos, interesse, invalidação, jurídica, legítima, modulação, público, segurança

Características

Número de páginas: 46
Edição: 1(2024)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786550231873
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.