Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Eu sou feito de quê?

Por: Fábio Gai Pereira

O livro "Eu sou feito de quê?" procura despertar no leitor infantojuvenil o desejo de conectar-se ao problema filosófico da identidade. Em um almoço de família, Júlio Henrique, um menino curioso, vê a foto do seu Tio Jeremias quando ele tinha 4 anos de idade. Júlio questiona como seria possível que fossem a mesma pessoa dos 4 aos 65 anos se estão tão diferentes? Podemos dizer que são a mesma pessoa? Se assumirmos que não são a mesma pessoa, então, a identidade do tio Jeremias não permaneceu dos 4 aos 65 anos. Contudo, quais são as consequências de assumir essa ideia? Quer dizer que ao apresentar uma foto da minha infância estou mostrando a foto de outra pessoa?

Se somos o mesmo, então, é preciso dizer que algo ficou por debaixo das mudanças da minha aparência e que responde pela minha identidade, pela continuidade do meu “eu”. Mas, o que é isso que permaneceu? O meu “eu”, afinal, é feito de quê?

Essa é uma releitura animada do clássico problema do navio de Teseu. Problema levantando, de acordo com a tradição, pelo filósofo grego Plutarco, em seu livro "Vidas Paralelas": se todas as peças originais de um barco foram trocadas ainda é possível dizer que se trata do mesmo barco? Em 2021 o seriado WandaVision, da Disney Plus, precisamente no episódio 9, reacendeu esse problema. O publicou ficou animado com esse debate! Que o livro também possa animar todos os leitores!

Segue um trecho do livro.

“– Entendi. Tio, fiquei curioso com isso. Se a cara da gente muda tanto dos 4 aos 65 anos, como a gente viu nessa foto do senhor, então como é que a pessoa continua sendo a mesma? Como é ser a mesma pessoa depois de mudar tanto? Será que a pessoa vai sendo a mesma porque a personalidade fica sendo a mesma?

– Hmmm. Isso é um argumento.

– O que é argumento, Tio?

– É o que a gente usa para defender uma ideia.

– Hmmm. Tio, eu também tenho foto de quando eu era pequeno. Esse problema também aconteceu comigo. A gente pode chamar de problema do eu, né, Tio?

– Certo, Júlio. O problema do eu. O que garante que seja o mesmo eu ao longo das mudanças de aparência? A gente tem uma aparência aos 4, depois outra bem diferente aos 65, como é o meu caso. Mas ainda assim sou eu!

– Então, afinal, o nosso eu é feito de que, hein, Tio?”

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 38,00

Tema: Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Jovens e Adolescentes, Filosofia, Didáticos Palavras-chave: antiga, filosofia, medieval

Características

Número de páginas: 40
Edição: 3(2024)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500988918
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Polen

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.