Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ÉTICA NA NEUROCIÊNCIA:

Esta página foi vista 25 vezes desde 23/04/2024

NAVEGANDO NAS FRONTEIRAS DA PESQUISA E DA PRÁTICA

Por: Viviane Arruda de Souza

A neurociência vem adquirindo grande importância no estudo do ser humano nas últimas duas décadas. Essa importância se deve não apenas aos experimentos desenvolvidos em seu próprio campo, mas também em conjunto com as ciências sociais e humanas para estudar a essência do comportamento humano. Parece que a observação supostamente explícita das bases cerebrais e da sua atividade neural correspondente quando os seres humanos realizam uma ação específica - tomar uma decisão econômica, responder a um dilema moral, gerar um julgamento estético, compreender a explicação de um professor ou interagir socialmente - tornou-se uma máxima que domina amplamente os campos acadêmico, clínico e educacional, entre outros. Contudo, se nesta observação das bases neurais for dado um salto epistemológico e ontológico no sentido de assumir a afirmação explicativa total da realidade - neste caso moral - do ser humano, isso pode levar a consequências potencialmente problemáticas. À primeira vista, a união entre a neurociência e a ética poderia ser, em tese, um grande passo para o conhecimento de algumas áreas da realidade moral do ser humano, como a liberdade, a tomada de decisões, os julgamentos morais, a consideração dos outros a relação entre emoção e razão, etc. No entanto, este grande passo teórico não se refletiu de forma interdisciplinar na prática, uma vez que as condições sob as quais tal relação entre a neurociência e as ciências sociais se desenvolveu nem sempre foram ótimas para atingir o objetivo proposto.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 55,26

Tema: Psicologia Experimental, Psicologia Aplicada, Ciências Da Vida, Psicologia, Corpo, Mente E Espírito, Ciência Palavras-chave: neurociência, psicologia, ética

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.