Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

Pelegrino

Esta página foi vista 13 vezes desde 24/04/2024

Por: Newton Reginato

Uma conversa entre pai e filho, um diálogo que, por fim, se transformou na narrativa da história de um antepassado recriada através de informes familiares esparsos, alguns reais, outros presumidos, outros até imaginados, envolvendo comportamentos de pessoas reais vivenciados na virada do século XIX para o XX, aquém e além da Serra da Mantiqueira paulista, numa pequena localidade das Minas Gerais – e fora dela também – hoje uma grande cidade. A história contada pelo pai ao filho foi a de um tropeiro-boiadeiro que retornava para casa, depois de uma longa viagem, rememorando fatos que regeram a sua vida até então e que, em determinados momentos, mostrou-se contraditório e auto confessional ao relembrá-los, tendo por cenário a subida e a travessia de montanhas serranas por trilhas e picadas antigas em meio da mata. É nessa viagem de retorno, de muitos dias, que lhe vêm à lembrança momentos marcantes de dias pretéritos, bons e maus, trazendo-lhe à tona pensamentos, sentimentos, crenças, descrenças, vivências e imaginações, frutos de uma alma simples, de um homem simples, mas também complexo, e do convívio mantido com a alforriada Iaiá Bia, com o mestiço-caboclo Manoel Piatã, com a velha Nhá Hortência, e com o negro Toco Preto, com os quais ainda irá conviver por algum tempo, vindo a saber, em momentos de dolorosas perdas, o sentimento íntimo de alguns deles para consigo, um homem de poucas palavras, de voz trovejante, de temperamento inflexível e olhar penetrante, igual ao de quem olha firme para a tempestade e sorri para a calmaria que traz o nascente e o poente de cada dia. Crendices, superstições, folclore, religiosidade e espiritualidade, acham-se presentes a todo momento na narrativa, mesclando o real ao imaginário, ambos ao lendário, e também ao hilário. E “Pelegrino” – que você, leitor, ora tem em mãos – é tudo isso, ou isso tudo, ou quase tudo isso: um homem da sua época, que conviveu com gente da sua época, um brasileiro forte igual a todos os brasileiros de ontem e de hoje, embora não soubesse, embora nós mesmos não saibamos ou fingimos não saber que também somos.

Selos de reconhecimento

Impresso
R$ 50,48

Tema: América Latina, Literatura Nacional, Geografia E Historia, Ficção e Romance Palavras-chave: antigos, aventura, brasil, campo, cultura, família, folclore, indígena, romance, tempos, tradição

Características

Número de páginas: 119
Edição: 1(2024)
Formato: A5 148x210
ISBN: 9786500944969
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g

Livros com menos de 70 páginas são grampeados; livros com 70 ou mais páginas tem lombada quadrada; livros com 80 ou mais páginas tem texto na lombada.




Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.