Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.
ACEITO

Agbook

ANALOGIA E INTERPRETAÇÃO NO DIREITO PENAL

Esta página foi vista 64 vezes desde 26/04/2024

Teoria e limites na jurisprudência

Por: Marcus Mota Moreira Lopes

Esta obra tem por objetivo desenvolver um pensamento crítico sobre a analogia e a interpretação, com base na teoria de renomados pensadores da Filosofia do Direito e do Direito Penal (Hans-Georg Gadamer, Arthur Kaufmann, Chaïm Perelman, António Castanheira Neves, Paulo Queiroz, dentre outros). Para o autor, analogia e interpretação são a mesma operação lógica e jurídica, em superação da dicotomia "interpretação e integração" das lacunas do Direito, ao contrário do que defende a doutrina clássica. Nesse sentido, exemplifica-se a possibilidade de aplicação do Direito Penal "in malam partem" e a restrição da analogia "in bonam partem". Ainda, defende-se que o poder de convencimento por meio da argumentação jurídica é tão importante quanto a interpretação. Ao final, elaborou-se um estudo do entendimento consolidado do Superior Tribunal de Justiça, que proíbe a combinação de leis penais. Tivemos o objetivo de abordar, de forma prática e crítica, os fundamentos judiciais utilizados na formação dessa tese, sem desconsiderar a importância da estabilidade da jurisprudência.

Selos de reconhecimento

Ebook (PDF)
R$ 43,96

Tema: Processo Penal, Filosofia / Religião, Direito Penal, Hermenêutica, Filosofia, Direito Palavras-chave: analogia, direito, filosofia, interpretação, jurisprudência, penal

Comentários (0 comentários)

Deixe seu comentário:

Nome

Email (não será publicado na página)

Comentário

SEGURANÇA

FORMAS DE PAGAMENTO

Boleto Bancário Itaú Transferência online Banco do Brasil Transferência online Bradesco Transferência online Itaú Cartão Visa Cartão MasterCard Cartão American Express Cartão Diners Cartão Hipercard
Todo o conteúdo dos livros é de exclusiva responsabilidade de seus autores, sem nenhum tipo de responsabilidade editorial da AgBook, responsável unicamente pela comercialização e entrega.